segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Halitose

A halitose provoca mudanças no comportamento das pessoas , afetando suas relações  interpessoais e autoestima.
A halitose tem características multifatoriais, sendo estas características de origem fisiológica(normais), como ao acordar pela manhã em  jejum  prolongado, alimentação inadequada; ou de origem sistêmica como diabetes , problemas  renais ou hepáticos entre outros.
No entanto, na maioria das vezes  sua origem se dá na cavidade bucal por problemas locais, como má higiene, doenças na gengiva (problemas periodontais), próteses mal adaptadas, baixa produção saliva , cáries, infiltrações de restaurações.
As pessoas com halitoses geralmente não percebem,  pois o olfato se adapta aos odores  constantemente presentes , acostumando-se  com o mau hálito.
A halitose tem cura e pode ser evitada, com alguns cuidados como uma higiene bucal adequada com escovação da língua, evitar jejum prolongado, dieta balanceada, ingerir bastante líquido e procurar seu Dentista para uma limpeza e avaliação pelo menos de 6 em 6 meses.
A halitose também pode ser causada por problemas extra bucais , nestes casos  devem ser encaminhado para um especialista (médico) que irá diagnosticar o problema e ajudar a resolve-lo.