segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Halitose

A halitose provoca mudanças no comportamento das pessoas , afetando suas relações  interpessoais e autoestima.
A halitose tem características multifatoriais, sendo estas características de origem fisiológica(normais), como ao acordar pela manhã em  jejum  prolongado, alimentação inadequada; ou de origem sistêmica como diabetes , problemas  renais ou hepáticos entre outros.
No entanto, na maioria das vezes  sua origem se dá na cavidade bucal por problemas locais, como má higiene, doenças na gengiva (problemas periodontais), próteses mal adaptadas, baixa produção saliva , cáries, infiltrações de restaurações.
As pessoas com halitoses geralmente não percebem,  pois o olfato se adapta aos odores  constantemente presentes , acostumando-se  com o mau hálito.
A halitose tem cura e pode ser evitada, com alguns cuidados como uma higiene bucal adequada com escovação da língua, evitar jejum prolongado, dieta balanceada, ingerir bastante líquido e procurar seu Dentista para uma limpeza e avaliação pelo menos de 6 em 6 meses.
A halitose também pode ser causada por problemas extra bucais , nestes casos  devem ser encaminhado para um especialista (médico) que irá diagnosticar o problema e ajudar a resolve-lo.

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Enxaguante bucal diário

  O  uso de enxaguante bucal é um complemento da  higiene bucal utilizado juntamente com uma boa escovação e  fio dental. Uma de suas funções mais conhecidas é diminuir o mau hálito mas  esta não é sua principal função. Os enxaguantes bucais ajudam a evitar a formação de placa bacteriana, reduzindo o acúmulo de tártaro nos dentes  prevenindo a formação de cáries.
Na hora de escolher o enxaguante bucal, é melhor dar preferência aos anti-sépticos sem álcool. O álcool, agride a mucosa das gengivas e ataca a superfície das resinas, deixando-as mais porosas. Essa porosidade faz com que os corantes dos alimentos se depositem sobre elas, alterando a cor original , comprometendo a estética.
Escolha um produto que contenha também flúor para ajudar no fortalecimento dos dentes.

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Cuidados com o aparelho móvel

Os aparelhos removíveis são em geral utilizados como contenção, após o tratamento ortodôntico com aparelhos fixos e  para alguns outros  problemas específicos.  É importante que os aparelhos removíveis, de contenção ou funcionais, sejam mantidos limpos, para tanto, as seguintes dicas devem ser seguidas:

- Quando removidos da boca, os aparelhos removíveis devem ser guardados no estojo especial.  Nâo se deve embrulhar o aparelho em guardanapos, pois correm o risco de serem esquecidos ou que sejam jogados fora por engano.
- Os aparelhos removíveis não devem ser guardados no bolso de calças, solto nas mochilas ou em qualquer lugar que não seja o estojo.
- Para limpar o aparelho, basta utilizar uma escova de dente e lavá-lo com água. O aparelho removível não deve ser lavado ou escovado dentro da boca.
- Deve-se evitar comer com o aparelho na boca, pois, além de machucar pode  danificar o aparelho.

- Ao praticar esportes  os aparelhos devem ser retirados da boca.

Quando o aparelho removível é deixado fora da boca ele resseca e pode ficar com gosto ou cheiro esquisito. Para evitar isto, depois de escovado, colocar em um estojo ou copo com água com uma colher  de sopa de água oxigenada . Deixar lá enquanto é feita a refeição. É importante não esquecer  de  enxaguar  antes de usá-lo novamente.